Chrome Lento? Saiba como torna-lo rápido novamente

C

O Chrome é o software que mais utilizamos quando estamos online, seja para visualizar conteúdo, trabalhar ou talvez apenas para assistir vídeos e filmes. No entanto, se o mesmo apresenta problemas de lentidão, o que parecia ser uma tarefa comum se torna um árdua e difícil tarefa.

Pensando nisso, resolvemos criar um tutorial sobre como tornar seu Google Chrome rápido novamente.

Atualizar o Google Chrome

Manter o Chrome atualizado, além de uma boa  prática, é fundamental para que o seu Chrome esteja sempre com as últimas atualizações de segurança, juntamente com funcionalidades e recursos. Então o primeiro procedimento que iremos fazer é verificar se o seu Google Chrome está atualizado.

  1. Acesse o meu do Chrome , em seguida clique em Ajuda> Sobre o Google Chrome.
  2. Será aberta uma nova guia, na página de Configurações com informações sobre a versão do Chrome que está instalada em seu sistema operacional. Caso tenho alguma atualização pendente, o Chrome começará a baixá-la e posteriormente instalar automaticamente. Reinicie o navegador para que a nova atualização seja efetivada.
    Obs: Caso exiba alguma mensagem de erro, informe aqui nos comentários, que iremos lhe ajudar a resolver o problema.

Ferramenta de limpeza do Chrome

A Google possui uma ferramenta para limpeza de Malware e Spyware que causem problemas ao Chrome. A ferramenta está disponível apenas para Windows 7/8/10 e você pode baixá-la gratuitamente através do site oficial. Faça uma varredura com a ferramenta no seu sistema operacional e remova softwares que deixam seu Chrome lento.

 

Limpar dados de navegação

O Chrome armazena localmente todo o registro de suas atividades na internet. E isto com o passar do tempo, pode sobrecarregar o navegador, seja com o cookies, cache ou outros dados fragmentados. Para resolver este problema, faremos o seguinte:

3. Acesse o Menu do Chrome, em seguida clique em “Mais ferramentas“, e em “Limpar dados de navegação“. Caso queira, pode também pressionar simultaneamente as teclas Ctrl+Shift+Del.

4. Na página, aberta, na guia “Básicas”, certifique-se que esteja como na imagem abaixo.

5. Clique em “LIMPAR DADOS.

DESATIVAR EXTENSÕES QUE VOCÊ NÃO USA

Extensões são pequenos programas disponibilizadas na Chrome Web Store que adicionam recursos e funcionalidades adicionais ao Chrome. As extensões podem ser muito úteis, mas cada extensão instalada também usa recursos, e podem deixar seu Chrome pesado. Instale muitas extensões, e você certamente notará o impacto. Embora seja tentador testar todos os tipos de extensões, o truque é um equilíbrio entre a velocidade e os recursos adicionados.

Então sugiro que desative extensões que não usa frequentemente e certamente notará melhorias.

6. Acesse o Menu do Chrome, clique em Mais ferramentas> Extensões.

7. Na página de extensões, role a página e verifique quais extensões estão ativas e desative, caso necessário.

 

DESATIVAR ACELERAÇÃO DE HARDWARE

A aceleração de Hardware do Google Chrome é uma ótimo recurso, Infelizmente, a aceleração de hardware não funciona bem com algumas placas gráficas, principalmente de modelos mais antigos. Como resultado, alguns problemas podem ocorrer em seu navegador, inclusive durante a reprodução de vídeos.

8. Para desativar, acesse o Menu do Chrome, clique em Configurações. Na página de configurações, role a página até o final, clique em Avançado.

9. No final da página, Desative a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível“. Reinicie o Chrome.

 

VÍRUS E MALWARE

Sem dúvida um procedimento muito importante é verificar se o seu PC não está infectado com vírus ou malware. Pragas bastantes conhecidas por deixarem o sistema lento e sobrecarregado. Por isso sugiro que atualize seu antivírus e faça uma varredura completa no seu sistema em busca de ameaças.  Utilize também um bom anti-malware como Malwarebytes  e mantenha seu sistema sempre protegido contra este tipo de ameaças.

ANTIVÍRUS E FIREWALL

Verifique também regras e exceções do seu antivírus ou firewall para o Google Chrome, qualquer tipo de bloqueio pode fazer com o que o Chrome não funcione como o esperado, pois pode estar sendo impedido por um dos dois. Recomendo que pesquise na internet sobre como adicionar exceções no seu antivírus ou firewall.

Problema com Resolução de Nomes de DNS

Antes de afirmar que este problema seja específico do Google Chrome, verifique a possibilidade do problema ser na resolução de Nomes de DNS.  Em outro navegador, tente acessar os mesmos sites que está enfrentando lentidão quando tenta acessar pelo Google Chrome. Se notar a mesma lentidão, podemos afirmar que pode ser um problema específico de DNS.

Dica: O DNS Benchmark é um aplicativo que permite efetuar testes de benchmark para analisar e comparar a performance dos servidores DNS. Este tipo de teste pode ser muito útil, pois se seu computador está com problemas para resolver nomes de DNS e conversões deles para IPs, sua navegação pela internet pode tornar-se um processo mais lento do que deveria ser.
Se ainda tem problemas ou os procedimentos acima deu certo, fique à vontade em compartilhar conosco nos comentários.

Posts recentes

Categorias