Erro de Conexão Não Segura - Chrome 56

Ativar HTTPS em todo o site é importante, mas se o seu site coleta senhas ou cartões de crédito, é fundamental usar HTTPS
.
Como anunciado em Setembro de 2016, o Google Chrome desde o final de Janeiro começou a exibir a mensagem de "Não Seguro" na barra de endereços em sites que não estejam usando HTTPS, também conhecido como SSL. Esta é a primeira parte de um rollout encenado para encorajar sites a se livrar do antigo HTTP.

Google Chrome Versão 56
Não Seguro

O que é o HTTPS?

O protocolo seguro de transferência de hipertexto (HTTPS, na sigla em inglês) é um protocolo de comunicação da Internet que protege a integridade e a confidencialidade dos dados entre o computador do usuário e o site. Os usuários esperam segurança e privacidade quando usam um website. Recomendamos que você adote o HTTPS para proteger a conexão dos usuários ao seu website, independentemente do conteúdo dele.
Os dados enviados com HTTPS estão protegidos pelo protocolo de segurança da camada de transporte (TLS, na sigla em inglês), que fornece três camadas principais de proteção:
  1. Criptografia. Criptografe os dados trocados para mantê-los a salvo de ataques de eavesdropping. Isso significa que, enquanto o usuário navega em um website, ninguém pode "ouvir" suas conversas, acompanhar suas atividades em várias páginas ou roubar suas informações.
  2. Integridade dos dados. Os dados não podem ser modificados ou corrompidos durante a transferência, intencionalmente ou não, sem serem detectados.
  3. Autenticação. Prova que os usuários se comunicam com o website desejado. Protege contra ataques man-in-the-middle e aumenta a confiança do usuário, o que beneficia os negócios.

Desenvolvedores

Se você é um desenvolvedor, a Google tem uma descrição técnica de como implementar o SSL em seu Website. Existem também diversos tutoriais espalhados na web sobre como proceder na implementação, basta uma simples busca no Google Search.

Conclusão

HTTPS é o padrão principal atual para sites seguros, e qualquer webmaster que hesite em migrar do HTTP para o HTTPS está perdendo terreno a cada dia, sem mencionar que compromete a confiança de seus usuários. O Google Chrome sinalizando sites HTTP como não seguro é apenas um passo em uma longa lista de mudanças que virão em breve para proteger a privacidade e a segurança de informações confidenciais. Não há simplesmente nenhuma razão para atrasar a implementação do HTTPS por mais tempo.

Links úteis:
Recente
Anterior
Próximo post »