"Parabéns, usuário do Google, você ganhou um presente do Google!" Não Caia Nessa! Saiba Porque



A intenção do post de hoje é ensinar, conscientizar e precaver usuários de caírem em diversos golpes espalhados pela internet, cada um com suas artimanhas de obter informações privilégiadas das vítimas. Antes de mais nada, temos que ter em mente que estamos lhe dando com scammers que nada mais é que um esquema de negócios fraudulentos.

Os Cyber Criminosos não medem esforços para criarem meios ou métodos para obter o máximo de informações sobre suas vitimas, e assim posteriormente cometer crimes com as informações obtidas.

Falsa Mensagem de Prêmio Fornecido Pelo Google

Empresas como: Google, Apple, Microsoft, Facebook, Twitter, Instagram, Yahoo e tantas outras gigantes não fazem sorteios de prêmios, seja de produtos, prêmios em dinheiro, promoção de viagem ou outros tipos de premiação.

Tipos de Ataques

  • Link incorporado em  e-mail que redireciona a vitima para um site não seguro que solicita informações confidenciais.
  • Instalação de um cavalo de Tróia através de um anexo ou anúncio de correio eletrônico malicioso que permita ao intruso explorar falhas e obter informações confidenciais.
  • Página Fake com campos de formulário solicitando informações pessoais.
  • Existe outros diversos tipos de ataque, mas esses são os mais frequentes, fique atento!

Medidas de Segurança

Estarei deixando abaixo algumas medidas de segurança que irá prevenir bastante que você não caia em golpes desse tipo.

1. Nunca forneça informações pessoais como: CPF, RG, data de nascimento, endereço, número de telefone muito menos informações bancárias como número do cartão de crédito, etc.

2. Mantenha sempre seu navegador, antivírus e sistema operacional devidamente atualizados

3. Evite acessar sites desconhecidos, ou de origens duvidosas. Se acessar, sempre verifique ao lado esquerdo da barra de endereços os ícones de segurança.

Seguro Bloqueio
Informações Informações
Não seguro Aviso
Perigoso Aviso


Instale também a extensão HTTPS Everywhere que altera a navegação do HTTP para HTTPS de diversos sites

Mas lembre-se, mesmo com o ícone de "Seguro" sempre é bom ser cauteloso!

4. Fique atento à emails phishing, pois estes ataques não ocorre somente através de websites, mas também através de falsos emails.


5. Verifique se o seu servidor DNS não foi alterado, saiba como no link abaixo.

Forneci Meus Dados, e Agora?

Bom, se você chegou a fornecer suas informações, atente para as dicas abaixo:


6. Denuncie a página ao Google, através do formulário contido no link abaixo.
7. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil de sua região. Alguns estados da suporte para realizar B.O online, veja neste link de acordo com sua região.

8. Quando tiver  notícia do uso indevido dos seus documentos pessoais, obtenha o máximo de informações sobre a transação comercial ou financeira eventualmente efetivada para repassá-la às autoridades policial.

9. Depois de comunicar a Polícia Civil, a vítima deve registrar os alertas de documentos clonados em órgãos como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Serasa.

10. Para o registro de alerta, são necessárias originais e cópias do B.O. e dos documentos pessoais. Se houver alguma suspeita de que seus documentos estão sendo utilizados indevidamente, consulte o CPF no SPC/SCPC e na Serasa

11. A Serasa oferece um serviço gratuito de alerta para evitar fraudes e uso indevido de nome e documentos. Consulte em www.serasaconsumidor.com.br

Meu Computador abre Constantemente Páginas de Phishing. Como Resolver?

Temos aqui no site um post com instruções para fazer uma varredura completa no seu sistema, visite o link abaixo e saiba como resolver completamente esse problema.



Qualquer dúvida, deixe seu comentário.