Google Chrome cannot read and write to its data directory - Como Resolver?



Esse é um problema que afeta e vem afetando diversos usuários do Chrome, porém recentemente não tem muitos relatos, mas um dos "principais tópicos" sobre o assunto é este: Eliminar Mensagem de Erro ao clicar no ícone do Chrome

Pois bem, esse é um 'problema' um pouco antigo, tendo relatos até mesmo nas versões do Chrome de 2009 como pode ser visto neste link: Google Chrome can not read and write in to its user data directory confirmando assim que não se trata de um bug

Vou tentar explicar o cenário desse problema:

O Chrome suporta uma politica chamada "UserDataDir" que define o diretório de dados do usuário, ou seja, quando definida, a mesma utiliza o diretório indicado (no registro do Windows ) para armazenar os dados do usuário.

Se você observar, a mensagem de erro que é exibida informa o diretório de outro usuário, que consequentemente o Chrome não tem permissões para ler ou gravar arquivos no diretório indicado, e por conta disso tal mensagem de erro é exibida, então isso me leva a crer que algum programa criou um valor (TIPO: REG_SZ) no registro do Windows definindo a politica UserDataDir e consequentemente gerando a mensagem de erro.

Então o que fazer para resolver?

Justamente excluir o valor do registro do Windows

1
. Faça o download do arquivo reg abaixo (descompacte) e dê um duplo clique sobre o mesmo, em seguida clique em Sim├ Sim├ OK.


Se ainda tiver problemas (acho pouco provável), tente a dica abaixo.

2. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Google Chrome, em seguida selecione Propriedades, guia Compatibilidade, em seguida selecione "Executar este programa como Administrador" e clique em Aplicar, Ok.

3. Reinicie o Chrome e faça um novo teste.

ou ainda...

4. Faça uma reinstalação "limpa do Chrome", para isso basta seguir as instruções do link abaixo.
COMO DESINSTALAR O GOOGLE CHROME COMPLETAMENTE DO WINDOWS?

Ao reinstalar o Chrome, caso precise do instalador para mais de uma conta de usuário do Windows, visite o link abaixo e efetue o download.



Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Chrome Experts no Facebook || Chrome Experts no Google+ || Chrome Experts no Twitter