Ative a Aceleração de Hardware do Chrome [Dica rápida]



Se você está com a Aceleração de Hardware  desativada para a sua placa gráfica, você pode "força-la" para obter uma melhor performance na reprodução de vídeos (e.g. vídeos do Youtube). Além do suporte para recursos gráficos das páginas da Web.

Para verificar se a aceleração de Hardware do seu Chrome está ativa, digite: chrome://gpu na barra de endereço (omnibox) e pressione Enter. Verifique se as informações da página que foi aberta estão iguais as das imagens abaixo.

Aceleração de Hardware Desativada
Aceleração de Hardware Ativada

Se as informações exibidas no seu Chrome estiverem como a da primeira imagem, execute os procedimentos abaixo para ativa-la.


Ativando a Aceleração de Hardware do Google Chrome

1. Clique no Menu do Chrome 

2. Em seguida clique em Configurações.

3. Na página aberta, use o "Scroll Down" do mouse para "descer"até o final da página e clique em "Mostrar configurações avançadas...".

4. Agora, novamente use o "Scroll Down" do mouse e encontre a seção "Sistema" e selecione a opção: "Usar aceleração de hardware quando disponível" e reinicie o Google Chrome.

Testes:

Ao ativar a aceleração de Hardware do Chrome obtive uma melhora incrível no Chrome, tanto no quesito performance quando no quesito Memória.

Faça os testes você mesmo:

  • Assista algum vídeo do Youtube com a resolução 1080p full-screen com a aceleração de hardware ativada e com aceleração de hardware desativada. Aqui o uso de memória com a aceleração de hardware desativada, foi duas vezes maior com que a aceleração ativa.
  • Tente um experimento do Chrome sem e com a aceleração de hardware ativa. Fiz um teste aqui com dois experimentos e ambos não funcionaram com a aceleração desativada, porém com a aceleração ativada funcionou perfeitamente. Christmas CrackART e Simple facial rigging
  • Acesse este link com aceleração de Hardware desativada e em "Choose number of fish" selecione 1000. Observe que o número de FPS (Frames Por Segundo) irá ficar inferior a 10. Agora faça novamente o teste porém com a Aceleração de Hardware ativa e note que o número permanecerá em 50 mesmo com 1000 peixes.

Recomendo ainda que mantenha o seu driver da placa de vídeo atualizado para uma melhor performance. Um bom software para verificar por atualizações é o SlimDrivers.

P.s.: Caso você experiencie algum problema após a ativação da Aceleração de Hardware, sugiro que desfaça o procedimento acima, bastando apenas desmarcar a opção "Usar aceleração de hardware quando disponível" e reiniciar o Chrome.

Vídeo Tutorial



Qualquer dúvida, deixe um comentário.